Cooperação

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

CONVÊNIO COM A UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA E O CENTRO INTERUNIVERSITÁRIO DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA TECNOLOGIA (CIUHCT)/FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.

O acordo de cooperação, firmado em 2010, abrange as áreas de História das Ciências, da Tecnologia e da Saúde, e de Preservação do Patrimônio Cultural. Prevê ações conjuntas de pesquisa e ensino, como disciplinas compartilhadas, intercâmbio de docentes e discentes, desenvolvimento de projetos, publicações em co-autoria e organização de eventos científicos.

A equipe de pesquisadores que integram o convênio é composta por: Jaime Benchimol (PPGHCS), Magali Romero Sá (PPGHCS), Simone Kropf (PPGHCS), Isabel Amaral (UNL) e Ana Paula Diogo (UNL). O Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa também integra as atividades do convênio.

Eventos:
Através do convênio, os professores Magali Romero Sá (PPGHCS), Isabel Amaral (UNL) e Jaime Benchimol (PPGHCS) coordenaram o simpósio temático “ciência, medicina e tecnologia nas relações científicas internacionais”, no 14º. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (2014). Em 2015, este convênio promoveu o “2nd Luso-Brazilian Meeting on the History of Tropical Medicine: Tropical Medicine and Global Health in the Nineteenth and Twentieth Centuries”, realizado em Portugal. Detalhes do Encontro estão disponíveis em https://eventos.fct.unl.pt/conghmt/home 

Cursos:
O curso “História da medicina tropical”, oferecido por Magali Romero Sá e Jaime Benchimol, docentes do PPGHCS, em conjunto com Isabel Amaral e Ana Paula Diogo (UNL), foi ministrado durante o II Congresso Nacional de Medicina Tropical, realizado em Lisboa (2013). Já o curso Internacional de História da Medicina Tropical (2014) teve dez aulas, proferidas por diversos professores do PPGHCS e da Universidade Nova de Lisboa, e foi realizado no Rio de Janeiro, nas dependências da Fiocruz, com transmissão ao vivo para os alunos que seguiram o curso na UNL. Em 2017, aproveitando a experiência com o curso de História da Medicina Tropical, realizado em 2014, com transmissão via web, realizamos pela primeira vez uma disciplina regular, de quatro créditos, com dupla matrícula no PPGHCS e na Universidade de Nova Lisboa. Os alunos no Brasil e em Portugal assistiram simultaneamente às mesmas aulas lecionadas tanto por professores brasileiros, quanto portugueses.

Para mais informações, entrar em contato com Jaime Benchimol: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CONVÊNIO COM A UNIVERSIDADE DE YORK

Em 2011, foram estabelecidos entendimentos com a Universidade de York visando à cooperação em projetos de pesquisa e ensino na área da história da medicina. Em outubro daquele ano, foi realizado um workshop em York, “Methodologies and directions in the history of medicine: the inaugural meeting of the Wellcome UK-Brazil Network for the History of Medicine”, do qual participaram docentes do PPGHCS e daquela universidade inglesa. Como resultado, foi publicado um dossiê na revista Wellcome History. O convênio entre a Fiocruz e essa universidade foi assinado em setembro de 2012.

Projetos:
Em 2013, foi aprovado pela British Academy, no edital “International Partnership and Mobility Scheme” (IPM 2013), projeto de pesquisa em parceria intitulado “Public Health Policies and Practice in the Caribbean and Latin América”. Coordenado por Magali Romero Sá (PPGHCS) e Henrice Altink (Departamento de História, Universidade de York), o projeto envolve professores do PPGHCS (Jaime Benchimol, Gilberto Hochman, Kaori Kodama, Tânia Pimenta, Cristiana Facchinetti e André Felipe Cândido da Silva) e pesquisadores da Universidad de Chile, University of West Indies (Trinidad e Tobago) e Universidade de York. O projeto tem como objetivo estudar o modelo de medicina e saúde em contextos não-europeus, realçando o movimento multidirecional de ideias e práticas entre a Europa e as Américas, por meio de uma série de estudos de caso que têm sido apresentados em workshops anuais (em York, no Brasil e em Trinidad). Os resultados serão publicados em periódicos científicos da área na Inglaterra, Caribe e Brasil.

Outro, fruto do convênio, é a implementação da parceria com o Centre for Global Health Histories (CGHH) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) para que a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz seja a instituição responsável pela realização, nas Américas, dos Seminários sobre Saúde Global (Global Health Seminars). O evento, vinculado ao Escritório Regional para a Europa da OMS, vem sendo realizado desde 2004 em Genebra. O objetivo desses seminários é o de fornecer subsídios, a partir do entendimento da história da saúde, para que a comunidade internacional possa enfrentar os desafios autuais de saúde global. Para tanto, aproxima acadêmicos, historiadores, formuladores de políticas públicas, profissionais de saúde pública e o público em geral para discutir questões específicas.

Eventos:
Em 2016, o convênio promoveu, em parceria com The University of the West Indies, o congresso intitulado “Public Health and Society in Latin America and the Caribbean”, na cidade de St. Augustine, em Trinidad e Tobago. Nos três dias de workshop, foram apresentados e discutidos os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto de mesmo nome, com a participação dos pesquisadores Nicolas G. Llinás (University of Illinois, Chicago), Terencia K. Joseph (University of the Southern Caribbean), Rita Pemberton (University of the West Indies), Jill Briggs (University of California, Santa Barbara) e Francisco Javier Martinez (CIDEHUS e Universidade de Évora), dentre outros. Do PPGHCS, participaram os professores André Felipe Candido da Silva, Cristiana Facchinetti e Dominichi Miranda de Sá. A sessão de encerramento teve como chair o docente do PPGHCS Jaime Benchimol. Detalhes em: https://publichealthandsociety2016.wordpress.com/  

No âmbito dos Seminários sobre Saúde Global (Global Health Seminars), três eventos foram realizados na Fiocruz em 2016 – dois deles sobre História da Saúde Global, abordando os temas da hanseníase e do Aedes aegypti e zika, e um sobre Ética e Saúde Global. Os seminários reuniram pesquisadores de diversas áreas e instituições, entre os quais docentes do PPGHCS. Foi a primeira vez que o Global Heath Seminars ocorreu em continente americano.

Para mais informações, entrar em contato com Magali Romero Sá: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CONVÊNIO COM A UNIVERSIDADE DE MICHIGAN

O acordo de cooperação entre a Fiocruz e a Universidade de Michigan (UM) foi assinado em setembro de 2012 e envolve diversas áreas de pesquisa e ensino, entre as quais a história da medicina, saúde e ciências humanas.

O convênio integra as atividades da “Brazil Initiative”, no âmbito do Center for Latin American and Caribbean Studies da Universidade de Michigan, e é coordenado por Alexandra Minna Stern, professora do Departamento de História desta universidade, e por Gilberto Hochman, docente do PPGHCS.    
Ver: https://www.ii.umich.edu/lacs/brazil-initiative.html

De 6 a 9 de agosto de 2013, foi realizado na Fiocruz o primeiro encontro entre pesquisadores de ambas as instituições, com apresentação das respectivas áreas de pesquisa e discussão de temas e perspectivas de cooperação para os próximos anos.

Dentre os resultados da cooperação, destacam-se:

 Eventos:
- “University of Michigan-Brazil Platform Symposium”, promovido pela UM em Ann Arbor em novembro de 2014, envolvendo os diversos grupos integrantes da cooperação da UM com o Brasil. Participaram do evento os professores do PPGHCS Simone Kropf e Gilberto Hochman.

Na ocasião, os referidos docentes apresentaram suas pesquisas junto a alunos da Universidade de Michigan.  

- Seminário Internacional “Raça, Discriminação e Saúde: Perspectivas Históricas e Contemporâneas”, organizado por Alexandra Minna Stern (UM), Dora Chor (ENSP/Fiocruz) e Ricardo Ventura Santos (ENSP/Fiocruz) e realizado no Rio de Janeiro em agosto de 2015. Participaram do evento os professores do PPGHCS Tania Salgado Pimenta e Nísia Trindade Lima. 

- Seminário Internacional “Knowledge Networks and Health Innovation in the (North and South) Americas”, organizado por Alexandra Minna Stern (UM) e Steven Palmer (Universidade de Windsor) e realizado em Detroit em abril de 2016. Participaram do evento os professores do PPGHCS Simone Kropf, Gilberto Hochman, Marcos Cueto e Nísia Trindade Lima.

Cursos:
- “História da Medicina”. Curso de curta duração oferecido na Fiocruz por Joel Howell, da Universidade de Michigan, em agosto de 2014.

- “História da Eugenia: ampliando perspectivas”, organizado em 2015 por Robert Wegner (PPGHCS) e Alexandra Minna Stern (Universidade de Michigan), com a participação dos historiadores Jerry Dávila (Universidade de Illinois), Vanderlei Sebastião de Souza (Unicentro-Paraná) e Ana Carolina Vimieiro Gomes (UFMG). O curso foi oferecido em regime de dupla matrícula para o PPGHCS e o Programa de Pós-Graduação em História da UFMG e contou com transmissão simultânea para a UFMG, por meio da plataforma para webconferência da Rede Nacional de Pesquisa.

Projetos de pesquisa:
- “Medicina, tecnologia e política: a história da cardiologia no Brasil (décadas de 1930 a 1950)”, coordenado por Simone Kropf e desenvolvido em parceria com Joel Howell (UM). Contou com apoio do CNPq entre dezembro de 2013 e janeiro de 2016 (Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 43/2013).

- “Ciência, guerra e diplomacia cultural nas Américas: intercâmbios entre Estados Unidos e Brasil (1938-1945)”. Projeto de pós-doutorado de Simone Kropf, junto ao Center for Latin American and Caribbean Studies da Universidade de Michigan, entre agosto de 2017 e julho de 2018.

- “Saúde, Guerra Fria, Democracia e Desenvolvimento (Brasil, 1945-70)”, Projeto de pós-doutorado de Gilberto Hochman, junto ao Center for Latin American and Caribbean Studies da Universidade de Michigan, entre agosto de 2017 e julho de 2018.

 Visitas de pesquisa de professores e alunos:
- Visitas de Simone Kropf a Ann Arbor (novembro de 2014 e abril de 2016), para levantamento de fontes na Bentley Historical Library da UM; visitas de Joel Howell ao Rio de Janeiro (agosto de 2014 e agosto de 2015), para oferecimento de curso e participação em evento; visitas de Simone Kropf a Nova York (novembro de 2015 e junho de 2016), para levantamento de fontes no Rockefeller Archive Center e para participação no Workshop “History of Cardiovascular Disease Workshop”; viagem de Simone Kropf a Washington (junho de 2016), para levantamento de fontes no National Archives and Records Administration (NARA), College Park.

- Visita de pesquisa da doutoranda Ana Rocha, em janeiro de 2015, como parte de suas atividades de doutorado sanduíche nos Estados Unidos.

- Visita de pesquisa dos doutorandos Luiz Alves e Rita de Kasia Andrade Amaral (aprovados em processo seletivo realizado entre os doutorandos do PPGHCS, com participação de Alexandra Minna Stern como avaliadora), em abril de 2017. Os alunos realizaram levantamento de fontes nos arquivos e bibliotecas da Universidade de Michigan, assistiram a aulas no Departamento de História e se reuniram com professores para discussão de seus projetos de pesquisa. 

Publicações:
HOCHMAN, Gilberto. “Brasil isn't only disease: Juscelino Kubitschek and the search for a new image of Brazil”, Translating the Americas, v. 3, p. 87-108, 2015.

Disponível em: http://quod.lib.umich.edu/l/lacs/12338892.0003.003/--brasil-isnt-only-disease-juscelino-kubitschek-and-the-search?rgn=main;view=fulltext

 Como resultado do curso “História da Eugenia: ampliando perspectivas”, realizado em 2015, foram organizados dois números especiais de periódicos, sob coordenação de Robert Wegner (PPGHCS), Alexandra Minna Stern (UM) e Ana Carolina Vimieiro Gomes (UFMG):

Número especial “A eugenia latina em contexto transnacional”, em História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol.23  supl.1, dez. 2016.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-597020160009&lng=pt&nrm=iso

Número especial “Ciência, raça e eugenia na segunda metade do século XX: novos objetos e nova temporalidade em um panorama internacional”, no periódico Varia Historia, vol.33, n.61, jan./abr. 2017.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-877520170001&lng=pt&nrm=iso

KROPF, Simone; HOWELL, Joel. “War, medicine and cultural diplomacy in the Americas: Frank Wilson and Brazilian cardiology”. Em processo final de avaliação no periódico Journal of the History of Medicine and Allied Sciences

Para mais informações, entrar em contato com Gilberto Hochman: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  


COOPERAÇÃO NACIONAL

CONVÊNIO COM A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

O convênio estabelece um programa de cooperação científica e educacional para a promoção de atividades acadêmicas e de pesquisa em nível de pós-graduação e de graduação no campo da história. As atividades previstas são: a elaboração e realização de projetos de pesquisa em conjunto entre os docentes do PPGHCS e do Departamento de História da UFF; o oferecimento de disciplinas conjuntas na pós-graduação ministradas por professores do Departamento de História da UFF e do PPGHCS e validadas como créditos nos dois Programas; o oferecimento de disciplinas na área de História das Ciências ou História da Saúde como disciplinas optativas no curso de graduação em História da UFF; e a realização de seminários e oficinas para apresentação e discussão de resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes de ambos os Programas.

Eventos:
“Brasiliana – 1956 -1993: segunda fase de uma coleção que metaforiza o Brasil” – palestra ministrada pela professora Giselle Martins Venancio (PPGH/UFF) no “Encontro às Quintas”, evento organizado pelo PPGHCS (2016).

Workshop “Estado, intelectuais e modernização no Brasil: perspectivas da história das ciências e da saúde”, organizado pelo PPGHCS e pelo Departamento de História da UFF (2013).

Disciplinas:
“História das ciências” – o curso tem sido oferecido na grade de disciplinas de graduação do Departamento de História da UFF.

“História e historiografia da assistência e da saúde” – com tripla matrícula no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais (CEFET-RIO), Programa de Pós-Graduação em História (UFF) e no PPGHCS. Em 2016, a disciplina reuniu Gisele Sanglard, Tânia Salgado Pimenta (PPGHCS) e Maria Renilda Nery Barreto (CEFET), como docentes responsáveis, além dos professores convidados Renato Franco e Maria Martha de Luna Freire (UFF), bem como Luiz Otávio Ferreira (PPGHCS).

“História da Saúde no Brasil” – em 2016, a disciplina foi ministrada por Gisele Sangard e Tânia Salgado Pimenta (PPGHCS), e contou com a participação do professor Renato Franco (PPGH/UFF). Já em 2015 ela foi ministrada por Gilberto Hochman (PPGHCS), com a participação de Renato Franco (PPGH/UFF), em regime de dupla matrícula em ambos os programas.

“História, ciência e saúde nas relações internacionais”, disciplina ministrada por Magali Romero Sá (PPGHCS) e Larissa Moreira Viana (UFF) em 2013, com a participação dos professores convidados Íris Borowy (Instituto de História da Universidade de Rostock, Alemanha) e André Felipe Candido da Silva (PPGHCS).

“Viagens e história natural nos séculos XVIII e XIX - novas abordagens” – ministrada pela professora Lorelai Kury (PPGHCS) em regime de dupla matrícula (2013).

“Ensaio, erudição e história acadêmica” – ministrada pelos professores Giselle Venancio (UFF) e Robert Wegner (PPGHCS) em regime de dupla matrícula no PPGHCS e no PPGH/UFF (2017).

Projetos:
O projeto de pesquisa “A interiorização da assistência um estudo sobre a expansão e a diversificação da assistência filantrópica à saúde no Brasil (1808-1945)”, iniciado em 2015, é desenvolvido com a participação dos professores Gisele Porto Sanglard, Luiz Otávio Ferreira e Tania Salgado Pimenta, do PPGHCS, Maria Renilda Barreto (CEFET-RJ), Maria Martha de Luna Freire (UFF/Saúde da Comunidade) e Renato Franco (PPGH/UFF).

O projeto de pesquisa “Pobreza, saúde e doença na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro na longa duração”, elaborado por integrantes do grupo de pesquisa “História da Assistência à Saúde”, é coordenado por Gisele Sanglard (PPGHCS) e conta com a participação de Tania Pimenta e Luiz Otavio Ferreira, do PPGHCS, e Renato Franco e Jonis Freire, do PPGH/UFF. O desenvolvimento deste projeto conta com financiamento do CNPq (2016).

O projeto de pesquisa “Ciência e medicina nas relações científicas transnacionais”, coordenado por Magali Romero Sá (PPGHCS), foi desenvolvido em parceria com Larissa Moreira Vianna (PPGH/UFF) durante o ano de 2015.

Outras atividades:
“Encontro Tardes de Pesquisa”, organizado pelo Centro de Estudos do Oitocentos e pelo Laboratório Escritas UFF – na sessão intitulada “Passados (im)perfeitos ou a ótica buarqueana sobre o Império do Brasil na América”, ocorrida em 2016, Robert Wegner (PPGHCS) debateu os trabalhos da professora Giselle Venâncio (UFF) e do doutorando André Furtado (UFF).

Robert Wegner e Kaori Kodama (PPGHCS) participam das atividades do laboratório de pesquisa Escritas UFF (Escritas da História/Historiografias do Sul), composto pelas professoras Giselle Venancio, Maria Veronica Secreto, Denise Rollemberg e Francine Iegelski (PPGH/UFF). Em março de 2017, Kaori Kodama foi a debatedora do texto apresentado por Thiago Almeida (USP), “Encontros e desencontros: A Escola dos Annales e a Epistemologia Histórica francesa”. Robert Wegner é o debatedor de “Ensaio e Erudição na Historiografia Brasileira”, texto a ser apresentado por Fernando Nicolazzi (UFRGS) em junho.

CONVÊNIO COM O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DA MULHER (INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA/FIOCRUZ)

Desde 2010, a disciplina “Gênero, Biomedicina, História e Saúde Pública” (de dupla matrícula para ambos os programas) vem sendo oferecida anualmente pelos docentes Luiz Antonio Teixeira (PPGHCS), Claudia Bonam (IFF/Fiocruz) e Ilana Löwy (CERMES; Pesquisadora Visitante do PPGHCS).


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM PARCERIA COM OUTROS PROGRAMAS:

PROGRAMA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA, CLIO-PSYCHÉ, SEDIADO NO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL DA UERJ.

Este programa é constituído por professores de diversas instituições que integram o GT de História Social da Psicologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP, entre os quais Cristiana Facchinetti (PPGHCS), e por seus alunos. Desde 1998, a cada dois anos, o Clio-Psyché organiza um encontro, do qual docentes e discentes do PPGHCS vêm participando regularmente. O Clio-Psyché integra a Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia, que reúne pesquisadores de diversos países (como Argentina, Uruguai, Chile, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Suíça). Atualmente a Rede é coordenada por Cristiana Facchinetti, docente do PPGHCS. Além disso, Cristiana Facchinetti participa do projeto “técnicas, saberes e práticas na construção dos modos de ser e fazer no Rio de Janeiro (1850-1950)”, iniciado em 2013 sob a coordenação de Alexandre C. Castro (UERJ), com apoio do CNPq.

 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/UFRJ

O PPGHCS tem mantido estreita parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ, em termos de projetos de pesquisa, publicações, disciplinas e eventos compartilhados. Em 2015, esta parceria culminou com o lançamento da “Biblioteca Virtual do Pensamento Social (BVPS)”, disponível em http://bvspensamentosocial.icict.fiocruz.br/. A biblioteca vinha sendo desenvolvida desde 2012, em parceria com o PPGSA/UFRJ, sob a coordenação de Nísia Trindade Lima (PPGHCS). Com auxílio financeiro da FAPERJ e da FIOCRUZ, a BVPS proporciona não apenas um vasto panorama de autores e obras relacionados ao pensamento social brasileiro, mas também materiais didáticos para atividades de ensino e/ou pesquisa nesta área.

Eventos:
4º Seminário do Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro (2015)Organizadores: PPGHCS/Fiocruz; PPGSA/UFRJ; CPDOC/FGV e Fundação Casa de Rui Barbosa.

3º Seminário de Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro (2014)
Organizadores: PPGHCS/Fiocruz; PPGSA/UFRJ; CPDOC/FGV e Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social (NEPS-UFF).

2º Seminário de Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro (2013)
Organizadores: PPGHCS/Fiocruz; PPGSA/UFRJ; CPDOC/FGV e Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social (NEPS-UFF).

Doutorado Internacional

map 

Av. Brasil, 4036 - 4º andar - Sala 420 . CEP 21040-361 – Manguinhos Rio de Janeiro – RJ.
Tel.: (+ 55    21) 3882-9093; 3882-9095; 3882-9096 ou 3882-9170 
Tel/Fax: (+ 55 21) 2590-5192
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz