Cooperação

CONVÊNIO COM A UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA E O CENTRO INTERUNIVERSITÁRIO DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA TECNOLOGIA (CIUHCT)/FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

O acordo de cooperação, firmado em 2010, abrange as áreas de História das Ciências, da Tecnologia e da Saúde, e de Preservação do Patrimônio Cultural. Prevê ações conjuntas de pesquisa e ensino, como disciplinas compartilhadas, intercâmbio de docentes e discentes, desenvolvimento de projetos, publicações em co-autoria e organização de eventos científicos.

A equipe de pesquisadores que integram o convênio é composta por: Jaime Benchimol (PPGHCS), Magali Romero Sá (PPGHCS), Simone Kropf (PPGHCS), Isabel Amaral (UNL) e Ana Paula Diogo (UNL). O Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa também integra as atividades do convênio

Resultados já alcançados:

- Benchimol, Jaime Larry. O Brasil e a medicina tropical dos anos 1880 até a Primeira Guerra Mundial. In: Isabel Maria Amaral, Ana Carneiro, Teresa Salomé Mota, Victor M. Borges, José L. Doria. (Orgs). Percursos da Saúde Pública nos séculos XIX e XX a propósito de Ricardo Jorge. Lisboa: Editora Celom / Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2011. p. 119-134.

- Organização do I Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical, promovido pelo CIUHCT/UNL e pelo PPGHCS e realizado no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, em abril de 2012. 

- Organização, por Magali Romero Sá (PPGHCS), Isabel Amaral (UNL) e Jaime Benchimol (PPGHCS), da mesa-redonda “History of Tropical Medicine” no XVIII International Congress of Tropical Medicine and Malaria, realizado no Rio de Janeiro em 2012. 

- Curso “História da medicina tropical”, oferecido por Magali Romero Sá e Jaime Benchimol, docentes do PPGHCS, em conjunto com Isabel Amaral e Ana Paula Diogo (UNL), durante o II Congresso Nacional de Medicina Tropical, realizado em Lisboa, em abril de 2013.

Para mais informações, entrar em contato com Jaime Benchimol: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO "HISTÓRIA DA SAÚDE NA AMAZÔNIA"

Em 2009, foi firmado o acordo de cooperação entre a Casa de Oswaldo Cruz e o Instituto Leônidas e Maria Deane/Fiocruz, em Manaus, com a participação do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas, para o oferecimento deste curso de especialização, no âmbito das iniciativas voltadas para a expansão nacional da Fiocruz e para o fortalecimento de grupos em instituições universitárias e centros de pesquisa em outras regiões, especialmente na região norte.

Foram realizadas duas edições do curso, entre 2010 e 2012.

Docentes do PPGHCS orientaram as monografias de conclusão de curso dos alunos e ministraram as seguintes disciplinas: “História das Ciências no Brasil”, “Metodologia da Pesquisa em História”, “Historiografia da Saúde Pública”, “História das Doenças”, “História, Ciência e Meio Ambiente”, “História da Medicina Tropical”, “História das Instituições Científicas na Amazônia”, “História da Saúde Pública no Brasil”.

 

CONVÊNIO COM O DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) 

Em 2012, tiveram início as atividades do convênio firmado entre o PPGHCS e o Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), que se constituiu como termo aditivo ao Acordo de Cooperação entre a Fiocruz e a UFF estabelecido em 2008.

O convênio visa estabelecer um programa de cooperação científica e educacional nos níveis de pós-graduação e de graduação, estando previstas as seguintes atividades: elaboração e realização de projetos conjuntos de pesquisa; oferecimento de disciplinas conjuntas na pós-graduação por professores de ambas as instituições e validadas como créditos nos dois Programas; formalização de estágio de docência dos alunos do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, com bolsa CAPES, junto à graduação em História da UFF; oferta de cursos de História das Ciências e da Saúde no âmbito dos cursos de extensão oferecidos pelos núcleos de pesquisa dos laboratórios vinculados à proposta; e oferecimento de disciplinas sobre História das Ciências e História da Saúde como eletivas no âmbito do ciclo profissional do curso de graduação em História da UFF.

Resultados já alcançados:

- Disciplina ministrada no PPGHCS em 2012, intitulada “história, ciência e saúde nas relações internacionais” e oferecida por Magali Romero Sá (PPGHCS) e Larissa Moreira Viana (docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFF), com a participação dos professores convidados Íris Borowy (Instituto de História da Universidade de Rostock, Alemanha) e André Felipe Candido da Silva (Departamento de História/USP), egresso do doutorado pelo PPGHCS.

- Disciplina “História das ciências no Brasil”, ministrada por Dominichi Miranda de Sá (PPGHCS) no curso de graduação do Departamento de História da UFF, em 2013.1, com a participação de Tamara Rangel Vieira (pós-doutoranda do PPGHCS) e Ingrid Casazza (doutoranda do PPGHCS, em regime de estágio de docência).

- Disciplina “Viagens e história natural nos séculos XVIII e XIX - novas abordagens”, por Lorelai Kury (PPGHCS), em regime de dupla matrícula (válida para o PPGHCS e para o PPGHIS-UFF), em 2013.1.

- Workshop “Estado, intelectuais e modernização no Brasil: perspectivas da história das ciências e da saúde”, ministrado por docentes do PPGHCS e da UFF e com realização prevista para 21 e 22 de outubro de 2013, no Departamento de História da UFF. O workshop será voltado para alunos de graduação e pós-graduação em história.

Para mais informações, entrar em contato com Simone Kropf: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

CONVÊNIO COM A UNIVERSIDADE DE YORK

Em 2011, foram estabelecidos entendimentos com a Universidade de York visando à cooperação em projetos de pesquisa e ensino na área da história da medicina. Em outubro daquele ano, foi realizado um workshop em York, “Methodologies and directions in the history of medicine: the inaugural meeting of the Wellcome UK-Brazil Network for the History of Medicine”, do qual participaram docentes do PPGHCS e daquela universidade inglesa. Como resultado, foi publicado um dossiê na revista Wellcome History

O convênio entre a Fiocruz e esta universidade foi assinado em setembro de 2012.

Neste mesmo ano, ocorreu um segundo encontro, no Rio de Janeiro, durante o XVIII International Congress of Tropical Medicine and Malaria, com a participação de pesquisadores do PPGHCS e da Universidade de York em mesa-redonda intitulada “History of malária” 

Em 2013, foi aprovado pela British Academy, no edital “International Partnership and Mobility Scheme” (IPM 2013), projeto de pesquisa em parceria intitulado “Public Health Policies and Practice in the Caribbean and Latin América”. Coordenado por Magali Romero Sá (PPGHCS) e Henrice Altink (Departamento de História, Universidade de York), o projeto envolve professores do PPGHCS (Jaime Benchimol, Gilberto Hochman, Kaori Kodama, Tânia Pimenta e Cristiana Facchinetti), André Felipe Cândido da Silva (egresso do Programa e pós-doutorando do Departamento de História da USP) e pesquisadores das Universidades do Chile, Trinidad e York. O projeto tem como objetivo estudar o modelo de medicina e saúde em contextos não-europeus, realçando o movimento multidirecional de ideias e práticas entre a Europa e as Américas, por meio de uma série de estudos de caso que serão apresentados em três workshops (em York, no Brasil e em Trinidad). Os resultados serão publicados em periódicos científicos da área na Inglaterra, Caribe e Brasil.

 Para mais informações, entrar em contato com Magali Romero Sá: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

CONVÊNIO COM A UNIVERSIDADE DE MICHIGAN 

O acordo de cooperação entre a Fiocruz e a Universidade de Michigan foi assinado em setembro de 2012. Prevê ações conjuntas de investigação e ensino nas seguintes áreas temáticas, que envolvem pesquisadores de diversas unidades da Fiocruz:

- Determinantes sociais da saúde
- Saúde da mulher e da criança
- História da medicina, saúde e ciências humanas
- Saúde e ambiente

De 6 a 9 de agosto de 2013, foi realizado na Fiocruz o primeiro encontro entre pesquisadores de ambas as instituições, com apresentação das respectivas áreas de pesquisa e discussão de temas e perspectivas de cooperação para os próximos dois anos.

área de história da medicina, saúde e ciências humanas é coordenada por Simone Kropf (PPGHCS) e por Alexandra Stern (Departamento de História da Universidade de Michigan).

No âmbito desta área, foram identificadas três sub-áreas de pesquisa para os próximos dois anos:

- História das doenças cardiovasculares
- Genética, raça e sociedade 
- Espaço urbano, pobreza e saúde

Estão previstas as seguintes ações:

- Projetos de pesquisa compartilhados.
- Intercâmbio de alunos (bolsas sanduíches para o doutorado e pequenas visitas a ambas as instituições). 
- Dois cursos internacionais de curta duração, a serem oferecidos conjuntamente por professores da Fiocruz e da Universidade de Michigan, no Rio de Janeiro, em 2014, sobre “história da medicina” e “debates sobre raça e saúde” (este último em associação aos pesquisadores associados à área temática “determinantes sociais da saúde”).

Sobre o convênio, ver: http://umich-fiocruz.weebly.com/index.html

Para maiores informações sobre a área de história da medicina, saúde e ciências humanas, entrar em contato com Simone Kropf:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

 

 

Doutorado Internacional

map 

Av. Brasil, 4036 - 4º andar - Sala 420 . CEP 21040-361 – Manguinhos Rio de Janeiro – RJ.
Tel.: (+ 55    21) 3882-9093; 3882-9095; 3882-9096 ou 3882-9170 
Tel/Fax: (+ 55 21) 2590-5192
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz