Pós-Doutorado

O estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde tem como objetivo receber pesquisadores doutores para o desenvolvimento de atividades de pesquisa original e interlocução acadêmica junto aos integrantes do colegiado do Programa e ao corpo discente. 

O projeto deverá ser encaminhado à Coordenação do Programa por um docente do PPGHCS, que assumirá a responsabilidade de, uma vez aprovado, supervisionar o pesquisador e integrá-lo às atividades de seu grupo de pesquisa. 

Cabe à Comissão de Pós-Graduação (CPG) do PPGHCS julgar a proposta, levando em consideração sua pertinência às linhas de pesquisa do Programa.  

 

Programa Nacional de Pós-Doutorado-CAPES 2013 (inscrições até 21 de outubro no PPGHCS)

O PPGHCS seleciona um bolsista de pós-doutorado no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado-CAPES 2013

Para concorrer a esta bolsa, o candidato deverá ter o aceite prévio de um docente do PPGHCS, que indicará à Coordenação-Geral do Programa sua disponibilidade de supervisionar o referido estágio pós-doutoral e integrar o bolsista ao seu grupo de pesquisa e às atividades acadêmicas do PPGHCS.

O candidato deve ser recém-doutor (ou seja, ter defendido sua tese há no máximo 5 anos) e apresentar projeto de pesquisa com até 20 (vinte) páginas (espaço 1,5, fonte Times New Roman) contendo, obrigatoriamente, os seguintes itens: introdução, justificativa para escolha do tema, objetivos, metodologia e fontes, resultados esperados e bibliografia. 

Os projetos devem ser enviados à secretaria acadêmica do PPGHCS ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) até o dia 21 de outubro e serão avaliados pela Comissão de Pós-Graduação, com base nos seguintes critérios: 

- Trajetória acadêmica do candidato na área de história da ciência e/ou da saúde; 

- O tema de sua tese de doutorado, bem como do projeto apresentado para o pós-doutorado, deverão ser pertinentes às áreas e linhas de pesquisa do PPGHCS.

Os docentes que indicarem candidaturas à bolsa e os candidatos devem ler atentamente a portaria relativa a esta chamada, de modo a tomar ciência dos objetivos do programa e dos requisitos e atribuições do bolsista. Ver em especial a questão das modalidades de bolsa e a questão do acúmulo de vínculo profissional em cada modalidade, bem como os termos a serem assinados pelo bolsista.  

Sobre o regulamento e demais informações relativas ao PNPD-CAPES, ver: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes

Mais informações ou esclarecimentos sobre a seleção para o PPGHCS: historiasaude@fiocruz.br. 

 

map 

Av. Brasil, 4036 - 4º andar - Sala 420 . CEP 21040-361 – Manguinhos Rio de Janeiro – RJ.
Tel.: (+ 55    21) 3882-9093; 3882-9095; 3882-9096 ou 3882-9170 
Tel/Fax: (+ 55 21) 2590-5192
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz